Noticias e informações do Brasil e do Mundo

Breaking

6/04/2018

Vulcão na Guatemala causa terror e mortes; veja o vídeo

A erupção do Vulcão de Fogo, a 35 quilômetros ao sudoeste da Cidade da Guatemala, formou rios de lava, nuvens de pedras e cinzas e devastou os vilarejos mais próximos. Tal poder de destruição levou especialistas a compará-lo ao vulcão Vesúvio, na Itália, em sua erupção no ano de 79 d.C., que soterrou a cidade de Pompeia. 

A erupção do vulcão na Guatemala neste domingo (3) deixou ao menos 25 pessoas mortas e afetou mais de 1,7 milhão --cerca de 10% da população do pais. 

Depois de várias horas de intensa atividade, o vulcão acalmou suas erupções. As tarefas de busca dos desaparecidos vão continuar nesta segunda-feira (4). O presidente Jimmy Morales decretou três dias de luto nacional pela catástrofe. 

"O impacto dessa erupção sobre a população é parecido com o de Pompeia", diz o vulcanologista Piergiorgio Scarlato, do Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia. A lava do Vulcão de Fogo atingiu uma temperatura de ao menos 700ºC, derretendo tudo que encontrou pela frente, de árvores a rochas. O material vulcânico se moveu a uma velocidade de 100 km/h, provocando mortes ao chegar nos centros urbanos