Mundo Pet Gatos podem ter depressão assim como os humanos - R12Notícias

Breaking

1/19/2019

Mundo Pet Gatos podem ter depressão assim como os humanos

Existem muitas causas que podem provocar tristeza ou depressão no seu pet, mas para detectar a causa exata devemos rever alguns fatores significativos que podem ter desencadeado este problema emocional. Em seguida explicamos-lhe as causas habituais da depressão em gatos:
Mudança de residência ou de família
Algumas pessoas asseguram que os gatos são animais independentes e solitários, mas na verdade não é bem assim. Os gatos são animais sociáveis e ficam muito afetados quando acontece uma mudança de residência ou se afastam dos seus entes queridos.
A solidão
Embora o seu caráter não seja equiparável ao dos cachorros, os gatos sofrem quando passam longos períodos de tempo sozinhos. Nestes casos é ideal oferecer brinquedos de inteligência e inclusivamente pensar em adotar um companheiro. O afeto e as demonstrações de carinhos são importantes para o gato.
Má relação com outro membro do lar
Uma inimizade prolongada ou recente pode fazer com que o nosso gato se mostre desconfiado, isolado e sem vontade de passar tempo conosco.
A chegada de um bebê
A chegada de um bebê é motivo de felicidade, mas nem sempre é assim para todos. Se descuidou as atenção para com o seu gato ou não o preparou adequadamente para a sua chegada pode acontecer que o seu gato se sinta triste e desprezado.
Adoção de um cachorro ou gato
A "concorrência" pela comida, pelo melhor lugar no sofá ou pelos seus carinhos podem provocar tristeza e depressão grave no seu gato. Diante da chegada de um novo membro é muito importante continuar prestando atenção ao nosso felino.
Doença
Como dizia no início do artigo, uma doença pode mudar radicalmente o caráter do nosso gato fazendo com que se encontre apático, sem vontade de comer e triste. Ir ao veterinário é imprescindível sempre que detectamos alguma anomalia.
Estresse e ansiedade
As broncas, os castigos, os maus tratos e inclusivamente a falta de alguma das liberdades do bem-estar animal podem repercutir em altos níveis de estresse e ansiedade. É importante oferecer ao nosso pet os melhores cuidados para que se sinta feliz por estar ao nosso lado.
Choque traumático
Uma agressão ou uma experiência terrível podem fazer com o nosso gato sofra de depressão e tristeza. Nestes casos o ideal é recorrer a um especialista para que nos ofereça pautas personalizadas para o caso em concreto.
Cada um destes motivos pode afetar ou não o nosso animal de estimação e apenas se o conhecermos bem, poderemos determinar que fatores alteraram a segurança e tranquilidade do gato. Se estas causas recaem de forma grave na psicologia do gato podem ser a causa do desânimo, da apatia e inclusivamente dos elevados níveis de estresse.
A depressão afeta diretamente a saúde mental seja de que animal for. Qualquer um: um gato, cachorro ou humano apenas precisa de apoio e carinho para superar as suas dores e esquecer todo o rasto da dita depressão. Não acredite que um gato é antissocial, pelo contrário! É um animal afetuoso que precisa sentir que pertence a um núcleo familiar. 
Fonte: Perito Animal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e deixe seu comentário.

Post Bottom Ad